Cristãos na Índia fazem Dia Nacional de Oração

Neste domingo, 18 de agosto, igrejas de todo o país e de diferentes denominações se unem no Dia Nacional de Oração pelas minorias religiosas na Índia

Os cristãos na Índia estão preocupados com o futuro da nação, por isso, buscam a Deus em unidade neste Dia Nacional de Oração

Os cristãos na Índia estão preocupados com o futuro da nação, por isso, buscam a Deus em unidade neste Dia Nacional de Oração

O Dia Nacional de Oração, comemorado hoje na Índia, é organizado pela terceira vez pela Comunidade Evangélica da Índia (EFI, da sigla em inglês). O evento sempre é realizado no domingo mais próximo do Dia da Independência da Índia, 15 de agosto. Ano passado, mais de 30 mil igrejas locais se uniram à oração pelo país, seus líderes e cidadãos. O secretário-geral da EFI, Vijayesh Lal, afirma: “O estado da nossa nação e os desafios que enfrenta, nos compele a buscar a face do Deus Todo-poderoso e a orar por suas incessantes bênçãos sobre a Índia”.

Este Dia Nacional de Oração vem em um tempo de ansiedade sobre o futuro da Caxemira, uma área em disputa no enclave das fronteiras entre China, Paquistão e Índia. No começo deste mês, o governo da Índia, controlado pelo BJP, cancelou o status de proteção da Caxemira, o qual permitia à região governar a si mesma até certo ponto e foi um dos valores instituídos na Constituição da Índia.

O BJP, partido nacionalista hindu que governa o país, revogou o artigo da Constituição relativo à autonomia da Caxemira. Tal atitude pôs a região em estado de sítio, onde ninguém pode entrar ou sair e deixou a população local em situação de incerteza quanto ao futuro – o que atinge também os cristãos entre eles.

O diretor de advocacy da Portas Abertas no Reino Unido, Matthew Rees, afirma: “Essas tensões na Caxemira são muito preocupantes para as minorias religiosas em toda a Índia e, principalmente, para os moradores locais. Isso inclui a população cristã, em grande parte formada por cristãos ex-muçulmanos, que já experimentam muita pressão da comunidade”.

Lei anticonversão em nível nacional

Enquanto isso, um veículo de mídia local sugere que o governo da Índia está considerando propor uma lei anticonversão ao parlamento. O objetivo seria impedir qualquer conversão religiosa em nível nacional. A Constituição da Índia garante liberdade de religião e para que a lei seja aprovada são necessários dois terços de votos a favor no parlamento. No entanto, em oito estados indianos já vigora a lei anticonversão, que tem sido usada para marginalizar comunidades religiosas. Violência contra cristãos nesses estados é significativamente mais proeminente do que nos estados sem essa lei.

É no meio desses desafios que vem o chamado à oração, pois “Deus ama a nação da Índia e está trabalhando nela”, como afirma o pastor Lal. Ele continua: “A igreja foi chamada a orar e trabalhar por paz, prosperidade e estabilidade da nação”. Cristãos do mundo inteiro podem se unir ao Dia Nacional de Oração pela Índia. Junte-se você também a esse clamor. Compartilhe sobre o 10º país da Lista Mundial da Perseguição 2019 com sua família, amigos e igreja e intercedam pela Índia.

Fonte: Portas Abertas

Nenhum comentário.